BUBBALOO - Você sabia? - Rio Doce

BUBBALOO - Você sabia? - Rio Doce

Post por | março 08, 2015 | Curiosidades | Sem comentários
perfil-youtube
Crianças ou adultos, todo mundo já se rendeu a essa guloseima. Mas é mesmo muito difícil resistir. Eles são redondos, macios, com um delicioso recheio líquido e fazem bolas enormes e divertidas. E a cada hora aparece um sabor novo no mercado. Assim é BUBBALOO, presente nos momentos mais divertidos da vida, que vem cativando gerações de consumidores com seu formato e diversidade de sabores.
A história 
De um projeto engavetado na década de 1970, para um sucesso que já dura mais de 20 anos: esse é o BUBBALOO, o chiclete de bola que marcou os anos de 1980 com seu formato inovador. Para ter uma ideia da importância deste produto, especialistas em marketing no Brasil concordam que a história da goma de mascar em terras tropicais se divide em antes e depois desse chiclete: afinal de contas, o BUBBALOO cativou não só as crianças, como também os adolescentes, jovens e até muitos adultos. Tudo começou em 1984 quando a divisão brasileira da empresa ADAMS, depois de anos de estudos, pesquisas e desenvolvimento, lançou no mercado o chiclete BUBBALOO no sabor tutti-frutti, um produto genuinamente brasileiro.

 

 

Além de ser um chiclete que fazia bolas grandes, o produto nasceu com um formato diferenciado para a época – redondo – textura macia, tamanho superior aos demais chicletes, e a grande surpresa, um delicioso recheio líquido que dava mais sabor à goma. Era diferente de tudo o que existia até então. O público rapidamente percebeu o diferencial e BUBBALOO se posicionou como líder de mercado, posto ocupado até os dias de hoje em sua categoria. A divulgação do produto foi feita em pontos de venda e até mesmo na televisão, no programa do Gugu Liberato, utilizando o slogan “A nova geração do chiclé de bola”. Poucos anos depois, em 1987, o chiclete ganhou seu segundo sabor: morango. No ano seguinte, após um estrondoso sucesso em terras brasileiras, o produto foi introduzido no mercado espanhol.

 

 

Na década de 1990, foram lançados novos sabores como uva, maçã verde e banana, responsáveis diretos pelos recordes de participação no mercado da marca BUBBALOO. Ainda nesta década o produto começou a ser lançado em países da América do Sul, além de México e Portugal. Nos anos seguintes, para cativar ainda mais seu cativo público, sempre interessado em novidades e surpresas, a marca inovou mais uma vez adotando a estratégia de rotação de sabores. Os sabores tutti-frutti, morango, uva, hortelã e salada de frutas eram comercializados durante todo o ano e duas vezes ao ano, no mínimo, foram lançados dois novos sabores, alguns deles inusitados.

 

 

O ano de 2003 foi marcado pela compra da ADAMS, proprietária da marca BUBBALOO, pela tradicional inglesa Cadbury. Com a chegada desse novo milênio, a marca inovou mais uma vez ao introduzir produtos inéditos no mercado brasileiro: o BUBBALOO que coloria a língua, o sorvete com sabor de chiclete BUBBALOO, além do chiclete no formato esticadinho. Em 2006 foi introduzido no mercado o BUBBALOO GOLAÇO, um chiclete no sabor tutti-Frutti, com recheio de frutas, e formato de bola de futebol. O produto foi apresentado pelo gato e mascote da marca, Bubba The Cat junto com o astro do futebol Ronaldinho Gaúcho. A campanha custou mais de R$ 5 milhões. A nova goma de mascar entrou no portfólio da marca como uma edição limitada, comemorativa para Copa do Mundo de Futebol de 2006.

 

 

No ano seguinte a marca foi introduzida no mercado indiano. A marca se caracterizou ao longo dos anos por lançar sabores exóticos e diferenciados no mercado. Entre eles: damasco, pêssego-Uva, cola, citrus, frutas tropicais, lima-limão, torta de limão, limonada suíça, amora, abacaxi, laranja selvagem, frutas vermelhas, melancia, iogurte de morango, napolitano e até chocolate. No início de 2010, com a compra da Cadbury pela Kraft Foods, a marca passou a fazer parte do portfólio de produtos da empresa americana, que recentemente foi dividida em duas: Kraft Foods Group (Estados Unidos) e Mondelēz International (responsável por balas, chocolates, confeitos, biscoitos e snacks no mercado internacional).

 

 

A linha do tempo 
1987 
● Lançamento do chiclete no sabor morango.
1991 
● Lançamento do chiclete no sabor uva.
1992 
● Lançamento do chiclete no sabor banana.
2001 
● Lançamento do BUBBALOO TRI, chiclete com uma deliciosa casquinha por fora, uma goma macia com cristais crocantes e um IRRESISTÍVEL recheio líquido, disponível em dois deliciosos sabores, iogurte de morango e melancia.
● Lançamento do sabor frutas vermelhas.
2002 
● Lançamento do sabor mousse de limão.
2004 
● Lançamento de um produto inédito e inovador: BUBBALLO ACILOCO, que oferecia diversão em dobro às crianças – o recheio líquido, ácido, pintava a língua de azul.
● Lançamento do BUBBA SPLASH, chiclete inovador de laranja selvagem, um sabor azedinho de enorme sucesso entre os seus consumidores.
2005 
● A marca BUBBALLO foi estampada nos sorvetes da Kibon, fruto de uma parceria da Unilever com a Cadbury, que se repetiu em 2006, e deu origem à linha de sorvetes Aciloco.
● Lançamento de três novos sabores: hortelã, limonada e cool cola.
● Lançamento, no mercado mexicano, do chiclete no sabor chilli.
2006 
● Lançamento do chiclete no sabor iogurte.
● Lançamento do chiclete no sabor tangerina.
● Lançamento do BUBALLOCOS, chiclete com um sabor externo e outro no recheio líquido.
● Lançamento do BUBBALOO CHARADA no sabor tutti-frutti com recheio apimentado na versão “Quente” ou hortelã com recheio extra gelado na versão “Frio”.
● Lançamento do BUBBALOO RADICAL no sabor tutti frutti, primeira vez que a goma de mascar deixou o seu tradicional formato redondo (pillow) e adotou a forma comprida (sticks) em embalagens com quatro unidades.
2007 
● Lançamento do BUBBALOO BUBBA BOO, goma de mascar no sabor Laranja, com embalagem inspirada na tradicional festa de Halloween (Dia das Bruxas), muito comemorada nos Estados Unidos, e que tem se incorporado ao calendário de festas no Brasil. A embalagem tinha um design diferenciado em relação aos outros produtos da marca, com ícones que fazem referência à festa de Halloween, nas cores preto e laranja.
● Lançamento do BUBBALOO MIX, goma de mascar sabor morango + laranja e iogurte + uva.
2008 
● Lançamento de dois novos sabores: napolitano (inédito no mercado de gomas, uma combinação de chocolate, morango e baunilha) e chocolate. Essa foi a primeira vez que a marca incluiu os sabores de baunilha e chocolate na formulação do BUBBALOO.
● Lançamento do BUBBALOO BOLA DE CRSITAL, um chiclete que só desvendava sua cor (verde ou laranja) depois que você coloca na boca.
2009 
● Lançamento do BUBBALOO ROCKS CEREJA ÁCIDA, chiclete de bola com recheio líquido e granulado sabor cereja.
● Lançamento do BUBBALOO MAÇÃLANCIA, chiclete de bola com recheio líquido sabor maçã e melancia.
● Lançamento do BUBBALOO FLOCOS, chiclete de bola com recheio líquido sabor baunilha e chocolate.
● Lançamento do BUBBALOO TUBOO CONNECT, chiclete de bola em formato de tubo que misturava sabores como uva e laranja ou morango e banana.

 

 

A divertida mascote 
O famoso porta-voz do chiclete BUBBALOO, conhecido como “Bubba, The Cat”, foi criado em 1997 com o objetivo de cativar o público infantil. O personagem, um carismático gato vestindo gravata, polainas e óculos escuro, totalmente em preto e branco, apareceu pela primeira vez em um comercial de televisão na Inglaterra em 1998. De lá pra cá o personagem, que estreou no Brasil estreou no início de 2000, se tornou uma verdadeira celebridade entre os consumidores e o embaixador da marca pelo mundo. Em 2004 o carismático personagem passou por uma remodelação, ganhando uma identidade mais moderna.

 

 

Em 2013 a famosa mascote da marca foi repaginada novamente: ganhou um visual mais moderno e cheio de atitude, com versões nos estilos skatista, surfista e até jogador de futebol.

 

 

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Há poucos anos atrás a marca alterou radicalmente seu logotipo, que ganhou uma nova tipografia de letra (mais quadrada) e cores diferentes.

 

 

Além disso, a embalagem do produto também acompanhou essa evolução. A maior mudança, além do novo logotipo, foi a inclusão da mascote da marca, Bubba The Cat, na embalagem.

 

Os slogans
O chiclé cheio de sabor. 
A nova geração do chiclé de bola. 
Irresistibly irresistible. (México)

 

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1984 
● Criador: Adams (divisão Brasil) 
● Sede mundial: Deerfield, Illinois 
● Proprietário da marca: Mondelēz International, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Irene Rosenfeld 
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 25 países
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Brasil, Argentina, México e Índia 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Chicletes com recheio líquido 
● Concorrentes diretos: Poosh 
● Mascote: Bubba The Cat 
● Website: www.bubbaloo.com.br
A marca no mundo 
A marca BUBBALOO é vendida em mais de 25 países, sendo particularmente popular na América Latina, especialmente no Brasil, Argentina e México, além da Índia, os quatro maiores mercados do produto do mundo. A marca também tem forte penetração nos mercados português e espanhol. As vendas em 2012, somente no Brasil, corresponderam ao peso de sete aviões Airbus A320.
Você sabia? 
● O Guinness, o Livro dos Recordes, informa que a maior bola de chiclete BUBBALOO foi feita por uma americana, Susan Montgomery Williams, da Califórnia, em 1994. A bola media impressionantes 58,4cm.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).